A temperatura basal varia de mulher para mulher, umas possuem temperaturas mais baixas e outras mais altas, isso nunca deve ser motivo de preocupação, e para uma analise correta de grafico, deve ser considerado sempre como inicio do ciclo o primeiro dia em que a menstruação vem com tudo (que tenha sangue vermelho), os escapes (spottings) que são aqueles sangramentos escuros e de quantidade muito pequena nao devem ser usado para considerar o primeiro dia de ciclo.
Para uma analise correta do grafico, é necessário, também, sempre medir as temperaturas no mesmo horario, usar de preferencia termometro digital e a mulher deve ter tido pelo menos umas 06 horas de descanso.
Enquanto menstruamos, nosso cerebro ja começa a mandar sinais, hormonio FSH (Hormonio foliculo estimulante), para o ovario para que foliculos cresçam e enquanto esses foliculos crescem é liberado estrogenio para iniciar a formação do endometrio. Desse foliculos estimulados apenas um (ou mais em caso de gravidez gemelar fraternais). Quando a quantidade de estrogenio no sangue fica "grande" ele estimula a hipofise a aumentar a dosagem de hormonio FSH e a produzir o LH (hormonio Luteinizante) que irao fazer com que esse foliculo se rompa e libere o ovulo.
O foliculo rompido, passa a se chamar corpo luteo ou corpo amarelo, e ele passa a produzir progesterona e estrogenio, para que o endometrio termine de se formar, preparando-o para uma possível gravidez, e é nesse momento que a temperatura basal da mulher se eleva alguns pequenos graus.
Caso a gravidez ocorra, o corpo luteo continuará a produzir progesterona para alimentação do feto, até a formação completa da placenta, por isso caso ocorra gravidez a temperatura basal nao abaixa.
Caso não ocorra gravidez, o corpo luteo "morre" deixando de produzir progesterona fazendo com que o corpo se prepare para um novo ciclo.
Por isso a temperatura basal é usada para identificar a ovulação.
Depois que a temperatura se eleva, a mulher passa a contagem regressiva de sua fase lutea. A fase lutea é a fase pós ovulação, e ela é fixa em cada mulher, mas variando de mulher para mulher (sendo de 12-16 dias), por exemplo, eu, minha fase lutea é sempre de 16 dias, mas algumas mulheres tem a fase lutea fixa de 12 dias, 14 dias.......
Fase luteas menores que 12 dias é preocupante, pois com esse pouquissimo tempo, nao tem tempo o suficiente para que o endometrio fique na espessura ideal para receber um ovulo fecundado. Por isso caso a fase lutea seja menor que 12, é muito importante procurar um medico para fazer reposição de hormonio.
A temperatura basal não mostra gravidez.... apenas se sua fase lutea ultrapassou os dias e sua menstruação não veio e a sua temperatura basal nao caiu como é possívelo perceber nos meus graficos abaixo.
Para algumas mulheres, a temperatura basal chega a cair 3 dias após o inicio da menstruação.... Isso nao é regra.
meu grafico de temperatura basal sem gravidez |
meu grafico temperatura basal gravidez |
Analisando Grafico:
Para montar o grafico, gosto de usar o fertilyfriend (http://www.fertilityfriend.com/) é um bom site que ajuda na analise grafica, temos também o site portugues mamandco (http://www.mamanandco.com.pt) que foi onde aprendi muita coisa e consegui engravidar graças aos foruns e as meninas muito queridas que passam por ali, e o Ovuview que é aplicativo de celular.
Esses sites de analise grafica pegam sintomas + situação do muco cervical + temperatura basal e identificam sua possivel ovulação. atravez do aumento seguido de pelo menos 3 dias de temperatura. usa-se 3 dias seguidos para confirmar, pois em muitas mulheres, antes da ovulação o grafico fica bem instavel, como o meu).
Alguns graficos, durante a fase lutea tem uma queda de temperatura, ou um aumento repentino de temperatura, ou ainda um aumento de temperatura permanecendo nessa (grafico trifasico como o meu de gravida), acredita-se que nessas alterações, dentro da fase lutea, pode ser a possivel nidação (implantação do ovulo fecundado no endometrio).
O método de temperatura basal não diz exatamente 100% o dia em que ovulou, o dia de ovulação pode ocorrer antes ou depois da marcação do grafico, ou seja os graficos nao são confiaveis... por isso é importante "treinar" sempre dia sim e dia não durante o ciclo todo. É importante que os "treinos" não sejem todos os dias para que os "peixinhos" fabricados pelo marido venham com qualidade.
Confesso que para mim, como tenho SOP (Sindrome dos Ovarios Policisticos) medir a temperatura basal me ajudou muito a saber quando eu menstruaria, mas a minha marcação de ovulação nunca deu muito certo, tanto que nos mes que engravidei foi o mes que nao tive "treino" no periodo fertil indicado pelo grafico.
Olá linda, gostei muito do seu blog, mas tenho uma dúvida, quando a menstruação desce, a temperatura basal apos menstruacao continua baixa ou sobe? Beijinhos.
ResponderExcluirapos a menstruação ela permanece baixa até o momento da ovulação... quando o corpo começa a produzir progesterona apos a ovulação, dae ela começa a subir :D
ExcluirQuando a menstruação desce a temperatura diminui também, e só volta a aumentar na ovulação!
ResponderExcluirIsso mesmo, a temperatura pode descer um pouco antes da menstruação ou ate 3 dias apos o inicio dela... e só volta a subir apos a ovulação devido a fabricação de progesterona
ExcluirE o seguinte eu tirei do termometro 36.9 sera que,eztou gravida?
ResponderExcluir