quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os hormonios no ciclo

O ciclo da mulher se divide em basicamente em 3 fases:



Fase folicular , também conhecida como fase proliferativa, que se inicia no primeiro dia do periodo menstrual e vai até o periodo de ovulação. Nesse momento, a hipofise libera o hormonio FSH (Hormonio Foliculo estimulante) no nosso corpo, junto com um pouco de LH (Hormonio Luteinizante), estimulando assim a formação dos foliculos (agregações esféricas de celulas encontradas no ovário). Conforme esses foliculos estimulados começam a crescer e começam a aparecer os foliculos dominantes (foliculos maiores que 10mm) eles liberam no nosso corpo um conjunto de hormonios chamado de estrogenio que inicia o processo de crescimento do endometrio (tecido que reveste toda a parede interna do útero e a sua espessura pode variar de acordo com a resposta hormonal). Desses foliculos apenas um ou alguns (para o caso de possível gravidez gemelar fraterna) amadurecem, acumulando liquido em seu interior, esse foliculo passa a se chamar de foliculo maduro ou foliculo de Graaf. Os foliculos crescem cerca de 2mm por dia.

Fase Ovulatoria, ocorre no momento em que o foliculo se rompe ocorrendo então a ovulação..Depois que o estrogeno é liberado na corrente sanguinea. quando este atinge uma certa quantidade no sangue, ele passa a fazer com que a hipofise aumente o nível de LH e FSH. fazendo com que um ou mais foliculos se rompam liberando o óvulo para sua longa caminhada pelas trompas de falópio, os foliculos sem rompem com o tamanho medio de 19-23mm.

Fase Lutea, também conhecida como fase secretorio, é a fase após a ovulação até o inicio da menstruação. Depois que o foliculo libera o ovulo o que fica dele no ovario passa a se chamar de corpo luteo ou corpo amarelo, e ele passa a fabricar progesterona e estrógeno para o engrossamento do endometrio. Esses dois hormonios inibem a produção de LH e FSH.

Enquanto o ovulo caminha pelas trompas de falopio, nosso corpo se prepara para que algum espermatozoide fecunde o ovulo (isso deve ocorrer nas trompas mesmo). Caso haja a fecundação e o mesmo consiga se implantar no endometrio (nidação) o corpo luteo continua a produção de progesterona para que o endometrio nao descame e para a "manutenção" do feto, isso até a placenta ficar completamente madura, enquanto isso a placenta passa a produzir o hormonio HCG (Gonadotropina Coriônica Humana) para a alimentação do embrião a ser desenvolvido.

Caso não houver implantação, o corpo luteo degenera, parando de produzir estrógeno e progesterona,  fazendo com que o endometro descame, ocorrendo a menstruação e fazendo com que a hipofise inicie o ciclo produzindo novamente os hormonios LH e FSH.

segue um video explicativo bem legal sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=01KY3GQKBzg&feature=share&list=PLA5CF8FD6EB6AC047





Um comentário:

  1. Era pra min tomar o anti dia 15 de fevereiro e não tomei dia 14 fiz uma traz e o endometrio tava 8 cm e o ovário direito tava 9cm será que ovulei já estou no mês de março e até agora a mestruacao não veio no dia 8 sentir cólicas e muito gases mas nada dela vim temperatura alta e muito muco clara de ovo só que amarelo claro

    ResponderExcluir