domingo, 10 de junho de 2018

Gravidez Molar

Mais comum nos asiáticos do que nos ocidentais, a gravidez molar ainda tem seu motivo desconhecido, é uma gravidez no qual, ocorre algum problema na formação da placenta e ao invés de formar um bebe forma um "emaranhado" de celulas, que resulta em um aborto.



Outro dado sobre gravidez molar é que ocorre mais em mulheres com sangue tipo B, ela também é conhecida como mola hidatiforme, e fazem parte do grupo de tumores trofoblásticos gestacionais- e são benignos e tratáveis.
O que acontece numa gravidez molar completa é que os cromossomos da mãe se ausentam e os do esperma (cromossomos do pai) se duplica, não formando embrião, membrana amniótica ou tecido placentário, apenas um conjunto de celulas.
Podemos ter também uma gravidez molar parcial, onde os cromossomos da mãe estão ok, porém os do pai se duplicam tendo ao invés de 46 cromossomos totais, 69 cromossomos, podendo gerar um tecido placentário porém com dificuldade de se desenvolver. Essa duplicação de cromossomo masculino se dá quando 2 espermatozoides penetetra um unico óvulo ou quando ocorre fecundação com um espermatozoide diploide (tendo uma falha e tendo ja os 46 cromossomos).
Uma gravidez molar é de fácil detecção em ultrassonografia, mas as vezes pode passar despercebido, o ideal para detectar esse tipo de gravidez seria um fazer seriadamente o exame de beta HCG, e nesse serie de exames, fazer esse controle pelo sangue é o ideal, devido a quantidade de variação de subunidades de HCG detectável mais facilmente no sangue do que na urina (alpha HCG, Beta HCG), Nesse caso, uma quantidade de HCG aumentada (mais do que o normal) pode ser um marcador de uma gravidez molar.
Os sintomas são os mesmos que de uma gravidez normal no inicio, porém como mais intensidade devido a quantidade de HCG ser mais elevada do que em uma gravidez normal, outro sintoma no qual deve-se ficar de olho é escapes sanguíneos, sendo este, sintoma comum em uma gravidez molar..
Se foi detectada uma gravidez molar, converse com seu médico, faça os exames necessários antes e apos o abortamento, nesse tipo de gravidez é importante que não fique nenhuma das celulas dessa gravidez no útero, pois na verdade não passa de tumor, e infelizmente o mesmo pode se espalhar e causar danos sérios ao organismos, necessitando de quimioterapia em alguns casos, por isso é muito importante seguir todas as orientações médicas nesse caso.
E não desista de sonhar, infelizmente quando se tem uma gravidez molar as chances de ter novamente aumentam, porém, não significa que todas as gravidezes serão... conheço muitas meninas que tiveram uma gravidez molar e na sequencia tiveram um bebe lindo e saudável. Apenas siga as orientações medicas.

fontes:
http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v31n2/08.pdf
https://brasil.babycenter.com/a1500636/gravidez-molar


Nenhum comentário:

Postar um comentário