O covid-19 não trouxe apenas o medo com relação a saúde da nossa família, mas, trouxe também, o isolamento social das crianças.... e muitos problemas psicológicos para ela e para a família, como crise de ansiedade e entre outros.
Um exemplo, é que, para o Beilian, o dia é bom quando ele pode sentar com uma pessoa qualquer e contar as histórias dele... ele, principalmente, adora um bom papo... e os dois são super sociáveis.
Aos poucos no isolamento, fomos conseguindo o contato dos pais dos amigos da sala... criamos um grupo no whatsapp e logo, eles mais falavam entre eles do que os próprios pais usavam o grupo para tirar dúvidas kkkkk
Beilian hoje com 8 anos (tinha 7 anos no inicio da pandemia) ganhou um número... meu marido trocou o celular dele e acabamos optando por deixar o celular dele antigo para o Beilian, compramos um chip e instalamos o whatsapp para que ele conversasse com seus amigos da sala.... Nunca imaginei que faria isso tão cedo...
Nos monitoramos o tempo todo a conversa... e ele, ao sinal de qualquer coisa estranha sempre me avisa... Mas ve-lo se comunicar novamente com os amigos da escola, mostrar suas coisas... e a felicidade dele de poder compartilhar a vida dele nesse novo momento, foi muito bom para ele e para mim por ver a felicidade dele... logo eles estavam marcando as partidas de Roblox... e o Roblox se tornou o escape da sociabilização deles.... Era como o mundo da imaginação onde todos pudessem se encontrar como antes e poder brincar como era.... porém agora, de uma maneira virtual.
Benjamin que logo fará 6 anos também se tornou amigo dos amigos do irmão e passou a jogar junto... fazia parte da galera... e isso o ajudou muito também.
Não era o esperado.... Sabemos que brincar na "vida real", correr, pular é o mais saudável para eles... e eles não deixaram de fazer isso... porém só com a gente, para se precaver do covid.... Mas o mundo virtual, o Roblox principalmente com seus vários mini jogos, foi um ótimo escape para o sociabilização nesse momento em que não podemos ter contato.
E sabe o que é mais incrível... isso aproximou muito mais o Beilian de seus amigos... que ja haviam estudado em 2019 juntos numa vida "normal".... pois um passou a conhecer de verdade o outro....
Aprendi muito com tudo isso... não podemos virar as costas para a tecnologia... isola-los desse mundo que nos cerca a todo instante.... a infância deles não é como a nossa foi.... e a infância futura não será como a deles... Mas temos que abrir a mente, deixa-los fazer parte... sem excessos... e com muita cautela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário