Esse é um dos problemas mais comuns de infertilidade no mundo de hoje em dia, uma em cada 15 mulheres em frase reprodutiva sofre dessa sindrome, algumas pessoas acreditam que nunca conseguirão engravidar por te-la, isso é um erro, ela dificulta, mas não anula a chance de ter bebe. Eu sofro desse mal, e consegui meu milagre... Sou prova viva de que é possível sim, engravidar com SOP.
Como acontece?
O hipotalamo produz na corrente sanguinea os hormonios FSH (Hormonio Foliculo Estimulante) e o LH (Hormonio Luteinizante) para estimular o ovario no crescimento e maturação de foliculos. Conforme vão crescendo os foliculos liberam hormonios estrógenos que aumentarão na corrente sanguinea até chegar ao cerebro o comando de para aumentar o hormonio LH e assim romper o foliculo liberando o ovario para as trompas, depois disso os foliculos não transformados em corpo luteo regridem.
Em uma pessoa com SOP, a quantidade de hormonio LH no organismo é muito mais elevada do que em uma pessoa que não possui a sindrome, fazendo com que os ovulos não se desenvolvam dentro do folículo e não crescendo o suficiente para romper, tornando-os cistos.
Mulheres com problema de resistencia a insulina, tendem a fazer com que as pancreas produzam mais insulina no sangue, desregulando a quantidade de hormonio LH e FSH e aumentando o nível de testosterona deixando a espessura da parede ovariana mais grossa dificultando o rompimento dos foliculos que conseguem desenvolver.
A SOP pode ir de leve a severa, mulheres com SOP leve pode não apresentar anormalidade menstrual, ovulando normalmente, porém
normalmente precisa de maior tempo para conceber além de apresentar
maior chance de abortamento espontâneo, ja em mulheres com SOP moderada ou severa a irregularidade menstrual ou amenorreia (ausencia de menstruação), aumento de peso e hirsutismo (aumento de pelos) são bem definidas.
Nem toda mulher que tem ovario policistico possui SOP, mas toda mulher que possui SOP tem ovarios policisticos.
Sintomas:
- Ausencia ou menstruação irregular
- Aumento de volume no ovário
- Acne
- Pelos grossos pelo corpo
- Queda de cabelo
- Resistencia a insulina
- Problema com a fertilidade
A SOP é uma doença endocrina, por isso, é muito importante procurar um endocrinologista caso suspeite ter a sindrome, e para ser diagnostica é preciso que apresente dois ou tres sintomas combinados.
Perigo:
A SOP é mais perigosa do que se imagina, pois além de causar inferilidade ela pode trazer:
- Diabetes tipo 2
- Problemas do coração
- Pressão alta
- Nível de colesterol alterado
- Cancer endometrial
Mulheres com SOP tem mais risco de sofrer aborto devido à elevada quantidade de LH, uma vez que, assim como esse hormonio em grande quantidade não permite um bom desenvolvimento do ovulo, ele também não permite a implantação do embrião no utero.
Tratamento:
- Redução de peso.
- Anticoncepcionais, pois o mesmo é produzido a partir dos hormonios estrógenos e progesterona que inibem a produção de LH e FSH.
- Metformina, como foi descoberto que a resistencia a insulina é uma das principais causas da SOP, esse medicamento, que é para diabeticos, vem sido um aliado para diminuir a quantidade de insulina no sangue e em consequencia regulando os hormonios LH, FSH e Testosterona.
- Laparoscopia, que consiste em criar pequenos orificios no ovario de maneira a alterar a produção hormonal
video explicando melhor como acontece:
https://www.youtube.com/watch?v=FsNKyKS7M_s&list=PL48F4E044565B097A&index=110
Muitos medicos receitam clomiferos para mulheres com SOP, não sou medica, mas sou totalmente contra, para mim são venenos, veremos porque:
- Não foi dito que o aumento de LH no organismo de quem tem SOP é que faz os foliculos se tornarem cistos? pois bem o clomifero estimula mais produção de LH ainda.
- Com a parede do ovario mais espessa devido a testosterona fica dificil o rompimento do foliculo, os clomiferos estimulam mais foliculos que o normal que crescem mais do que o normal para o rompimento, ou seja, mais cistos no ovario, e ainda não é garantido que o foliculo que cresceu mais que o normal consiga romper.
Nenhum comentário:
Postar um comentário