A glândula da tireoide é uma das maiores glândulas endocrinas no corpo e sua principal função é controlar o metabolismo do corpo através dos hormonios t3 (triiodotironina) e t4 (tiroxina) e, ainda, controlar o calcio no sangue através do hormonio calcitonina.
Ela funciona da seguinte maneira:
A hipofise verifica o nível de hormonio t3 e t4 no sangue e libera o hormonio chamado TSH (hipofisária Estimulante da Tiróide) que faz com que a glandula de tireoide libere os hormonios t3 e t4 de acordo com a necessidade do organismo.
Hipotireoidismo
Quando a quantidade de hormonio t3 e t4 esta baixa demais a hipófise manda mais hormonios TSH para que a glandula passe a produzir mais hormonios, mas a tireoide não consegue produzir. Esta deficiência pode ocorrer por deficiencia de iodo (que é componente essencial para a formação dos hormonios t3 e t4), ou por tireoidite de Hashimoto (caracterizado pela presença de auto-anticorpo) e seu diagnostivo é feito por elevados nível de TSH.
Outro problema que pode gerar a hipotireoidismo é tumor na hipofise, que faz com que a hipofise nao produza tsh o suficiente para a produção de mais t3 e t4.
O hipotireoidismo é uma doença que atinge cerca de 3 a 5% da população e é mais comum em mulheres e a incidência aumenta com a idade. Nos estágios iniciais da doença pode causar:
- Fadiga
- Fraqueza
- Mialgia
- Artralgia
- Cãimbras
- Reflexos lentos
- Pele fria, áspera, pálida e seca
- Depressão
- Dores de cabeça
- Intolerância ao frio
- Aumento do fluxo menstrual
- Palidez
- Redução de libido
- Cansaço
- Edema periférico
- Constipação intestinal
- Fala lenta
- Rouquidão
- Dispneia
- Ganho de peso (não intencional)
Em estado terminal pode causar:
- Letargia
- Estupor (raramente os pacientes apresentam-se em coma)
- Diminuição dos batimentos cardíacos
- Baixa oxigenação
- Funcionamento pobre dos rins
- Diminuição da motilidade intestinal
- Temperatura baixa
- Dificuldades respiratórias
- Choque e até morte.
Essa doença nos homens pode afetar o desempenho sexual e redução dos espermatozoides, e ainda, faz com que os poucos espermatozoides que restam terem a menor chance de serem ferteis.
Em mulheres ele pode provocar irregularidade menstrual e anovulação.
As mulheres que conseguem engravidar, precisam ficar muito atenta aos níveis hormonais durante a gravidez, pois gestantes precisam de hormonio metabolico tanto para suprir as suas necessidades quanto as do bebe em desenvolvimento, ou seja, o corpo vai precisar de mais hormonio t3 e t4 do que antes, caso esse hormonios estejam baixo, pode causar:
- Anemia na mãe
- Risco maior de eclampsia na mãe
- Risco de parto prematuro
- Hemorragia no pós-parto.
- Para o feto, o risco principal é o comprometimento neuro-cognitivo, o que pode trazer prejuízo intelectual na criança e atraso do desenvolvimento psicomotor. Isso ocorre porque o embrião, nos primeiros três meses de gestação, depende exclusivamente do hormônio da mãe, não tendo produção própria. Dependendo do tamanho da redução deste hormonio, a criança pode ou ter baixo QI ou desenvolver retardo mental severo.
Por isso é muito importante acompanhamento mensal em gestantes com hipotireoidismo.
Hipertiroidismo
Ja, quando a quantidade de hormonio t3 e t4 esta mais elevada que o normal no corpo, diagnostica-se como hipertireoidismo e pode ser desencadeado devido ao excesso de iodo, tiroidites, excesso de reposição de hormonio ou nodulos na glândula que acumulam iodo elevando a produção desses hormonios. Esse aumento dos hormonios t3 e t4 acontece quando o sistema imunologico começa a producir anticorpos que atacam a tireoide, fazendo com que ela cresça e comece a produzir mais t4 e t4. Quando os hormonios t3 e t4 estão em excesso a hipófise tende a mandar menos TSH que o normal, por isso seu diagnostico é feito por taxas abaixo do normal do hormonio TSH.
O hipertireoidismo tem 5 vezes mais chances de ocorrer em mulheres do que em homens e cerca de 2% das mulheres podem desencadear esse problema.
A doença pode causar:
- Hiperatividade
- Intolerância ao calor
- Crescimento exagerado das extremidades
- Nervosismo
- Insonia
- Irritabilidade aumentada
- A glândula pode estar aumentada e ser palpável
- Taquicardia
- Perda excessiva de peso
- Aumento do apetite
- Evacuações mais frequentes
- Olhos muito saltados
- Depressão
- Diminuição do ciclo mentrual e ciclo mais curto.
- Nos homens ligeiro aumento das mamas
Hipertiroidismo e fertilidade
Mulheres com hipertireoidismo pode apresentar infertlidade por dificuldade de ovular. As mulheres que conseguem engravidar, o desiquilibrio do metabolismo da mulher pode causar morte fetal intrauterino e/ou aborto.
Por isso é muito importante acompanhamento mensal em gestantes com hipertireoidismo.
Video sobre o assunto:
Nodulos na tireoide:
A formação dos nódulos na tireoide pode acontecer por diversos motivos, dentre eles, acumulo de hormonio ou tumores malignos ou benignos.
50% da população adulta tem nodulo na tireoide e é mais comum em mulheres. Os nódulos não provocam sintomas, normalmente é possível diagnostico apenas com ultrassom ou, as vezes, é possível perceber uma anomalia na garganta quando engolimos na frente do espelho.
Dessa porcentagem de pessoas com nódulos na tireoide, na grande maioria esses nodulos não produzem hormonio, não trazendo perigo para a saude. Nódulos que produzem hormonios podem levar ao hipertiroidismo.
Caso os nódulos destruam por completo a tireoide, a produção de hormonio t3 e t4 cai, causando hipotireoidismo.
Costuma-se fazer cirurgia (punção) em nódulos maiores que 1cm, ou idependente do tamanho mas que tenham consistencia endurecida, ou nodulos de surgimento rapido ou crescimento rapido merecem atenção, pois podem caracterizar-se tumor maligno.
Nodulo e fertilidade
Como na maioria dos casos os nodulos não causam graves problemas, não interferem na fertilidade ou gravidez (claro que ainda devemos ficar de olho). Apenas nódulos malignos ou nodulos que causam hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem causar os efeitos de cada uma das doenças.

Nenhum comentário:
Postar um comentário