sábado, 27 de abril de 2013

Amamentação

Amamentar, no inicio, é muito mais dificil do que se imagina. Eu particularmente nunca imaginei que seria dificil e dolorido, é preciso ter muita força de vontade.... E depois que o corpo se acostuma, nossa, é a melhor coisa do mundo, é muito prazeroso, fora o vínculo que se cria entre mãe e filho... não tem preço....


 

Quando o  bebe nasce, assim que a mãe vai para o quarto a enfermeira leva o bebe para se alimentar, e agora? lembro que eu mal conseguia me mexer, porque minha perna ainda estava anestesiada, e quando levaram meu filho (Beilian) para amamentar, eu nem sabia como deveria segura-lo direito, a enfermeira fez ele tentar sugar todo de qualquer jeito, mas ele não queria...
Um tempo depois a fome bateu, fiquei meio sem saber ainda como segura-lo para amamentar, até que achei uma posição e ai sim, pude sentir o desconforto que é a primeira amamentada.

Depois de algumas mamadas, comecei a sentir dor, mas ainda suportavel, usei a concha de amamentação durante o dia e a noite absorvente para seios, a concha ajudava, pois o não contato dos mamilos com a roupa ajudava no alivio da dor, e acredito que isso ajudou no não raxamento dos  mamilos (quer dizer, um deles deu uma raxada por dois dias, mas passou). Logo, passei a não sentir mais dor nem incomodo.

Algumas mulheres ficam com os seios tão rachados que é quase impossível amamentar, e acabam optando por tirar o leite e dar em mamadeira, outras, optam por tentar ao maximo dar o leite, mesmo em meio desse sofrimento, ouvi muitas historias assim. Uma vez, uma mulher me contou que os mamilos dela chegaram a sair sangue e pus e ela amamentava daquele jeito, dando sangue e pus para o bebe com leite. Acho que o mais importante, independente da escolha, é não deixar o bebe ficar com fome, seu bem estar vem muito antes de qualquer coisa, seja tomando leite na mamadeira, seja tomando leite com sangue e pus no peito, por isso, não cabe o julgamento de ninguem nesses dois casos e muito menos culpa da mãe por não ter conseguido amamentar.

Mas afinal de contas o que é concha de amamentação e o absorvente para os seios?

A concha de amamentação é como se fosse um recipiente, onde você encaixa os mamilos e ele nao permite que nada encoste nele, e ainda se houver vazamento de leite ele segura o leite. Ele também ajuda na formação dos bicos para quem não tem, e para quem tem, deixa num formato muito bom para que o bebe sugue certinho.




O absorvente para os seios é um absorvente utilizado para previnir vazamento de leite. Existem dois tipos, os lavaveis e os descartaveis.


Aproveitando o assunto, existem também bicos de silicone que ajudam na amamentação, aliviando as dores. Bastante recomendado por muitas mamães para ajudar no desconforto do começo da amamentação.


Existe uma maneira correta para amamentar para evitar ao maximo a rachadura, que é o bebe pegar o bico e a aureola junto na sucção, prestar atenção se ele não esta fazendo barulho e se não esta fazendo covinha ao succionar. Tem este video explicativo que ensina como fazer:



O leite materno é tão importante na vida dos recem nascidos, que estudos comprovam que crianças que são alimentadas com leite materno, possuem menos riscos de ter problemas como diabetes, asma e dermatites, além de possuir anticorpos necessarios para evitar infecções. Ele é dividido em duas etapas, o leite do inicio da mamada, rico em agua para hidratar o bebe, e o leite do final da mamada rico em gordura que serve para saciar o bebe.


 Na minha gravidez, quando pesquisava sobre o assunto, li duas versões diferentes de como amamentar, uma era a de que temos que dar um peito e depois de um tempo dar o outro peito, e a outra era a de que temos que secar sempre um peito, senão saciar o bebe, damos o outro e se possível secar o outro depois que o bebe terminar de mamar (caso ele use o outro peito), iniciando sempre a proxima mamada no peito diferente do que foi iniciado anteriormente. Na minha opinião e pela logica do que foi descrito anteriormente, acho que o correto é sempre secar um peito para garantir que o bebe mame até o nível de gordura do leite, bom pelo menos é o que faço e vem dando certo, só que eu não esvazio o outro peito quando o meu filho usa, eu apenas inicio a proxima mamada para garantir mais gordura ainda...
É importante nao estipular tempo de mamada, cada bebe tem seu ritmo de sucção, quando eles estiverem saciados eles param de mamar por conta propria, assim como, é bom manter um certo espaço de tempo entre mamadas, para que quando o bebe for mamar, ele sugue bastante leite chegando a parte de gordura do leite, e não apenas "lanchinhos" (mamadas curtas em pequeno espaço de tempo).

Para o espaçamento entre mamadas, temos dois tipos a se considerar:
Livre demanda: que consiste nos pai darem o leite sempre que o bebe quiser. É o mais indicado entre os pediatras, porém, é fica bem dificil para a mão quando o bebe começa a mamar de hora em hora.
Estipução de horario: que consiste nos pais estipularem os horarios de mamada, caso  o bebe peça antes, os pais ficam enrolando o bebe até o horario certo (normalmente de 3 em 3 horas).
No meu caso, iniciamos a estipulação de horarios para evitar os lanchinhos como mencionado e logo logo ele ja estava um reloginho, pedindo por conta cada 3 horas mais ou menos, quando isso aconteceu mudamos para livre demanda.

 Outra informação que é bastante comum ler por ai é a de que não existe mulher que não tenha leite, leite fraco, que o nosso organismo produz leite suficiente para amamentar o bebe, sera mesmo? conheço algumas pessoas que o leite mal saia desde que o bebe nasceu, outras mesmo com bastante leite ainda não foi o suficiente para sustentar o bebe "mamão", eu acredito no que uma amiga disse, cada corpo é de um jeito e reage de um jeito, o importante é nossos bebes estarem bem amamentados, seja necessitando de complemento ou não. Afinal de contas, muitos são os fatores que auxiliam na produção de leite, por exemplo, dizem que as lactantes quando estressadas produzem menos leite, e isso realmente ja aconteceu comigo, alimentação tambem interfere, quem dira qual outra coisa no nosso organismo, por isso aqui também não cabe sentimento nenhum de culpa.

Dicas de amamentação:

- Usar o secador de cabelo (ar frio) para secar os mamilos, evitando o atrito com tecido, ajuda na melhora da rachadura e na não rachadura dos mamilos.
- Não se esqueça de no final da mamada tirar um pouco de leite e passar sobre os mamilos e aureola, também faço isso no inicio da mamada para estimular meu filho a abrir bem a boca e pegar o maximo possível da aureola.
- O estress pode reduzir o leite, por isso enquanto lactante, evite o maximo passar por esse tipo de problema.
- O uso da chupeta por tempo prolongado pode causar mais cansaço na hora da sucção nas mamadas, fazendo o bebe mamar menos.
- Se você sente que seu bebe mamou menos que o necessario e dormiu, tente acordar ele para que ele continue a se alimentar bem.
- Tem corpo que não se adapta  rotina de horario, não fabricando leite o suficiente no horario estipulado, nesse caso, tente dar livre demanda, para estimular aos poucos o aumento da produção de leite.
- Problemas hormonais podem reduzir produção de leite como por exemplo problemas da tireoide.
- Redução de seio normalmente dificulta a produção de leite, ja implante pode acontecer em alguns casos.
- Beber bastane liquido ajuda na fabricação do leite. Você pode fazer uma observação na urina, se ela estiver bem clarinha significa que você esta tomando agua o suficiente.
- Há ervas que têm fama de aumentar a produção de leite materno. Entre elas estão o funcho, cha da mamãe ou gua inglesa e a erva-doce (anis), que podem ser tomados na forma de chá. Existem chás preparados especialmente para esse fim. Mas é bom conversar com o pediatra ou o ginecologista antes: alguns chás são contra-indicados na fase da amamentação. Não tome chás se não souber a procedência nem exatamente de que ervas eles são feitos.
- Perda grande de sangue no parto ou no pós parto, ou fragmento da placenta no utero pode causar redução da fabricação do leite.
- Anticoncepcional com estrógeno e progesterona (as comumente usadas) podem causar redução na produção de leite, por isso que para lactantes é passado um anticoncepcional diferente contendo apenas progesterona.
- Alfafa em comprimido (homeopatico) ajuda a aumentar a produção de leite.
- De manha, normalmente a quantidade de leite é maior do que no restante do dia.
- Alguns medicamentos também podem ajudar como o Syntocinon e o Equilid, porém, o uso deles devem ser bastante restrito, uma vez que, não são drogas utilizadas para esse fim. No Caso o equalid é um antidepressivo e o Syntocinon é um medicamento para estimular o trabalho de parto. Como não são medicamentos proprios para esse fim, só use em caso de receita do pediatra ou do ginecologista, e  se possível apenas em ultimo caso, pois ele pode acabar gerando outro tipo de problema de saude.
-Enquanto gravida, vale a pena fazer a esfoliação dos mamilos para que eles fiquem com a pele mais resistente no momento das mamadas. Isso me arrependi de não ter feito antes, acho que teria sido menos dolorido no começo.
- Uso de conchas de amamentação ajudam na formação do bico para quem não tem, nesse caso, é importante fazer o uso enquanto gestante, e para quem tem deixa em um otimo formato para amamentar, pois ajuda o bebe a pegar bem a aureola. 
- Algumas mulheres, quando verificam que seus bebes não mamam o suficiente para mamar uma boa quantidade do leite rico em  gordura, costumam tirar um pouco do leite aquoso antes de oferecer ao bebe, mas lembrando, não pode ser muito pois o bebe também precisa desse leite para hidratação dele. 

Mas falamos tanto sobre a amamentação, mas afinal de contas, como ocorre a produção do leite?
- O leite materno é produzido nos alvéolos, que são pequenas “sacolas” dentro da mama, de onde brota o leite. Os alvéolos se agrupam formando “cachos” envolvidos por tecido fibroso e adiposo da mama.
- Os ductos lactíferos transportam o leite até os seios lactíferos, na ponta da mama, onde ele fica armazenado até o bebê sugar.
- Ao mamar, o bebê deve abocanhar o máximo possível da aréola (parte escura da mama) para que, ao sugar, pressione os ductos lactíferos, facilitando a saída de leite pelo mamilo. Se ele pegar apenas o mamilo, não haverá saída adequada de leite.
- A produção de leite depende da produção de hormônios e do esvaziamento adequado do peito. Esse é o principal estímulo que faz com que mais leite seja produzido. 
fonte do ultimo: http://www.pediatraonline.com.br/cjunqueira/Artigo/10350



Nenhum comentário:

Postar um comentário