terça-feira, 14 de maio de 2013

Toxoplasmose na gravidez

Durante o pré natal, o controle da não existencia da toxoplasmose é muito importante, pois a mesma pode ser transferida para o bebe e esse pode apresentar diversos problemas durante o nascimento.



A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii, tendo o gato como seu hospedeiro primarios, pois é no intestino dos gatos que esse parasita consegue completar seu ciclo reprodutivo.
Nos seres humanos o contagio ocorre através da ingestação do ovo do parasita por qualquer coisa contaminada pelas feses do gato, ou seja, o gato defeca os ovos, podemos ser contaminados com o contato de nossa mão ao mexer na terra com as feses, e leva-las a boca, podemos ser contaminados pelas frutas, verduras, legumes que são plantadas proximo a terra infectada ou ainda pela carne mal passada animal, principalmente, porcos, carneiros e veados.
O simples fato de manusear carne crua contaminada ja pode ser o suficiente para pegar a doença. Outra forma de se adquirir a doença é por transfusão de sangue.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, algumas não apresentam nenhum sintoma, outros apresentam sintomas após 2-3 semanas ao contagio. Esses sintomas podem ser:
  • Gânglios (ingua) inchados no pescoço
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares
  • Fadiga
  • Sensação de gripe
 Quando gravida, se a mamãe for infectada, dependendo do período da gravidez, pode gerar aborto, nascimento de bebe natimorfo, hidrocefalia no bebe (excesso de liquido no cerebro), problema de visão ou em outros orgãos, retardo no crescimento, surdez, atraso no desenvolvimento mental e epilepsia.
Pelo ultrassom é possivel detectar 30% das má formaçoes fetais causadas pela doença, caso o bebe não apresente sintomas assim que nasce e não for tratado, pode causar a morte do bebe.
Quando a gestante apresenta a doença nos 3 primeiros meses, a chance do bebe ser infectado é de 0-15%, mas se contaminado, as chances de terem má formação é maior, entre 3-6 meses, a chance do bebe ser infectado aumenta de 15-60%, ja no ultimo trimestre as chances aumentam para quase 90%.

O tratamento para a gestante acontece com a substancia espiramicina. Todo bebe deve ser tratado assim que nasce, mesmo que não apresente sintomas, em caso de sua mãe ter sido infectada.

O diagnostico da toxoplasmose acontece por meio de exame de sangue toxoplasmose IgG ou IgM, este deve ser feito durante o pré natal pelo menos 2 vezes durante o período gestacional.
Nosso corpo trabalha com dois tipos de anticorpos, IgG e IgM, assim que nosso corpo é contaminado ele produz o anticorpo IgM, cerca de 1 semana depois, depois de mais ou menos 4 semanas o corpo deixa de produzir o IgM e passa a produzir o IgG que é mais forte e especifico para a doença. Este anticorpo ficara positivo para o resto da vida, ou seja, a pessoa que tem a doença com IgM positivo significa que tem a doença aguda no corpo, e a que tem a IgG positiva, possui o parasita inativo sem risco algum mais.

como previnir a toxoplasmose:
  • Lave bem as mãos após contato  com a terra, ou use luva de borracha
  • Lavar bem as mãos ou evitar ao maximo, se gravida, manipular carne crua.
  • Lavar bem os utensilios depois que manipular a carne crua
  • Comer alimentos sempre bem cozidos
  • Lavar bem frutas e verduras
  • Não comer ovo cru ou mal cozido ou carne mal passada
  • Não deixar moscas ou baratas na residencia.
  • Alimentar o gato apenas com alimentos bem cozidos ou, de preferencia, com ração
  • Cuidar com os pelos dos gatos durante a gestação.
Não é preciso se livrar do gato, por causa da gravidez, nem o excluir do cotidiano familiar, basta apenas tomar os cuidados necessarios com a alimentação do pet e evitar fazer a limpeza da caixinha de areia, na verdade, ter animais de estimação sempre faz bem para uma criança.

Tenho uma tia que teve toxoplasmose, e a filha dela nasceu saudavel, sem nenhuma sequela, pois foi super bem tratada, então, caso veja o resultado IgM positivo, não há motivos para desespero, apenas converse com seu medico para iniciar o tratamento o mais rapido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário