segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estreptococo grupo B

Quando descobri na minha gestação que tinha essa bacteria, chorei muito com a possibilidade de não fazer parto normal, nem precisei fazer a coleta, ja foi acusada no exame de urina mesmo...



O estreptococo é uma bacteria que, com frequencia, existe no intestino das mulheres, e que as vezes, por baixa imunidade, pode passar a colonizar a vagina e o anus da mulher também.
Estima-se que 15-40% das gravidas possuem a vagina colonizada pelo estreptococo, e dessas, atualmente,  1-2% podem ter seus bebes infectados.

É considerado risco de transmissão para o bebe, se:
  • Trabalho de parto prematuro (antes de 37 semanas de gestação), com ou sem ruptura de membranas.
  • Gestação a termo, com ruptura da bolsa amniótica horas antes do início do trabalho de parto (risco aumentado se for > 18hs).
  • Mulheres que apresentam febre (leve) inexplicável durante o parto.
  • Mulheres que anteriormente já tiveram um bebê que teve infecção pela bacteria.
  • Mulheres que tem (ou tiveram) uma infecção nos rins (nefrite) ou na bexiga (cistite) que foi causada pela bactéria.
 A bacteria pode ser identificada atravez do exame de contagem de colonias pela urina, porém por esse, é mais dificil a identificação, então, é muito comum médicos pedirem para gestantes entre 35-37 semanas fazer o exame atraves da coleta pelo cotonete, para verificação da existencia da bacteria.
Uma vez a bacteria identificada, como dizia minha medica, é melhor fazer o controle no parto para evitar possíveis problemas ao bebe.

Essa verificação é realizada no final da gestação, pois o tratamento antes do parto pode fazer com que a bacteria volte futuramente.

Tratamento:
- O tratamento acontece com a aplicação de antibiotico (penicilina ou ampicilina) no soro por pelo menos 4horas antes do parto.
Por isso caso tenha alergia aos medicamentos, não deixe de avisar o medico.

Cuidados:
Caso sentir a bolsa estourar, correr para o hospital o mais rapido possível, uma vez que é a bolsa amniotica que protege o bebe de qualquer infecção.

O que a infecção pode causar no bebe?
 O estreptococo do tipo B pode causar a sepse neonatal precoce, uma infecção que afeta o sangue e que pode ser muito perigosa. Também pode causar outras doenças como a pneumonia e a meningite logo na primeira semana de vida.
Esse tipo de infecção tem uma mortalidade maior em prematuros. Também pode deixar sequelas.

Minha medica me indicou a cesarea com data marcada para diminuir o maximo possível uma infecção dessa bacteria no meu filho, para evitar que a bolsa fique por muito tempo rompida e meu filho ficasse muito tempo exposto.
Como disse, chorei muito na epoca, pois eu queria muito ter parto normal, mas sei que a bacteria hoje em dia é mais controlada, e realmente, como ela havia me explicado, a cesarea seria a melhor opção para aquele momento, com isso me acalmei e tudo ocorreu tranquilamente.

Por isso, nada de desespero com as coisas que leem na internet a respeito do assunto, muita coisa assusta, nada melhor do que conversar com seu medico, e verificar a melhor opção para cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário