Existem varios tipos de cistos que uma mulher pode desenvolver em seu sistema reprodutor, vamos conhecer alguns?
- Cistos funcionais: São cistos que aparecem e desaparecem durante o processo de ovulação não apresentando nenhum sintoma na mulher e é muito comum de acontecer.
- Cistos ovarianos: São varios cistos que aparecem em um ou nos dois ovarios, apresentam um leve desconforto abdominal, não causam infertilidade, desaparecem sozinhos. Não causam obesidade, alteração hormonal ou alteração menstrual.
- SOP (Sindrome do ovario policistico) também conhecido como Síndrome de Stein-Leventhal: é um dos principais problemas de infertilidade atualmente, são pequenos cistos que aparecem nos ovarios femininos e os ovarios aumentam de tamanho. Isto ocorre devido ao aumento do hormonio masculino testosterona e pode variar desde sindrome mais leves até a mais severas. Eles causam obesidade, espinhas, hirsutismo (aumento de pelos), e irregularidade menstrual.
Cistos menores que 6cm de diametro pode ser tratado com medicamentes que bloqueiam a ovulação, ja maiores que isso é necessario fazer retirada cirurgica (laparoscopia ou laparotomia se não for exageradamente grande e a mulher não for obesa)
Cistos hemorragico são cistos criados por foliculos não liberaram ovulo e não regrediram, acumulando sangue em seu interior. Quando não tratado pode aumentar até causar a ruptura, podendo levar a perda do ovario em que estava. Seus sintomas são dores pelvicas (seja parado ou em movimento). Seuu tratamento vai depender do estagio em que se encontra, variando desde a anti-inflamatorios e hormonios a retirada cirurgica.
Dos problemas com cistos apenas a SOP pode causar aborto nos 3 primeiros meses de gestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário