A gravidez pressupõe o crescimento de um ser geneticamente diferente dentro do útero da mulher, uma vez que herdou metade dos genes do pai. Ela não rejeita esse corpo estranho, porque desenvolve mecanismos imunológicos para proteger o feto. Em alguns casos, porém, ele libera proteínas na circulação materna, que provocam uma resposta imunológica da gestante, que agride as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição e aumento da pressão arterial. fonte: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez/eclampsia-e-pre-eclampsia/
Normalmente aparece após as 20 semanas de gestação, podendo surgir antes e sendo mais comum surgir na 37 semana e ela pode progredir de maneira rapida ou lenta para uma eclampsia.
A pré-eclâmpsia pode ser leve ou grave. Quando se torna grave, pode afetar vários sistemas do corpo. Como ela reduz o fluxo de sangue para a placenta, é perigosa para o bebê, restringindo o crescimento dele.
Além disso, se a pré-eclâmpsia evoluir para a eclâmpsia, a pressão arterial sobe demais, colocando mãe e bebê em grande risco. A eclâmpsia pode causar convulsões, que podem levar ao coma e até ser fatais. Quando acontece, a eclâmpsia ocorre no finalzinho da gravidez ou logo depois do parto. Uma outra complicação é a síndrome de Hellp, que provoca problemas sanguíneos e dificulta a coagulação do sangue.fonte: http://brasil.babycenter.com/a700346/pr%C3%A9-ecl%C3%A2mpsia#ixzz2SkR8ILAo
A causa da pré eclampsia ainda é desconhecida, mas as possível causas podem ser:
- Doenças autoimunes
- Problema nos vasos sanguineos
- Dieta
- Genes
- Primeira gestação
- Gravidez multipla
- Obesidade
- Idade superior a 35 anos ou inferior a 18 anos
- Problema crônico de saúde que afete o sistema circulatório, como hipertensão, lúpus, problemas renais ou diabete
- Parente proximo com o problema
- Se sofreu na gravidez anterior o problema
- Se a gestação for de pai diferente da anterior
- Hipertensão arterial
- Inchaço, principalmente nos membros inferiores
- Aumento exagerado de peso
- Perda de proteina na urina
- Verificação da pressão arterial
- Exame fisico (verificação dos inchaços e ganho de peso)
- Exame de urina para verificar a presença de proteina na urina (proteinuria)
- Exame de sangue para verificar se o nível de plaquetas esta abaixo do normal e se as enzimas hepaticas estão maiores que o normal.
Caso tenha a pré eclampsia deve-se cuidar para não evoluir para eclampsia fazendo repouso, dieta com baixo sal e medir com mais frequencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário