terça-feira, 7 de maio de 2013

Espermograma

Muitos dos problemas de infertilidade estão nos homens, porém o medo deles em fazer essa descoberta é muito grande, o que é preciso entender é que infertilidade não é sinonimo de impotencia, e descobrir como estão os espermatozoides em caso de demora na gravidez, pode ajudar muito o casal.



O espermograma é um exame realizado com o semem para detectar as condições fisicas e a composição do semem de um homem. Para realiza-lo é necessario de 3 a 5 dias de abstinencia sexual e a coleta deve ser no dia seguinte.

Ele é realizado para verificar os seguintes aspectos:
  •  Volume: o volume normal de semem deve ser de 3-5 ml em homens com idade inferior a 40 anos. Volume aumentado ou reduzido pode indicar ausencia ou redução de espermatozoides.
  • PH: o PH normal deve ser maior que 7,2. um PH acido (inferior a 7) pode indicar infecção ou ausencia dos canais excretores.
  • Viscosidade ou consistencia: no ato da ejaculação deve ser gelatinoso, depois de 10-30 minutos deve estar liquefeito com contato com o ar. Se for ejaculado ja liquido ha uma pobreza de espermatozoides, se muito espesso e anormal.
  • Concentração: a concentração normal de espermatozoides é de maior ou igual a 20 milhoes/ml, sendo considerada oligozoospermia a diminuição da concentração dos espermatozoides e azoospermia a ausencia de espermatozoides.
  • Mobilidade ou motilidade: ela é classificada como progressiva, nao progressiva e imoveis devendo ser maior ou igual a 35% para progressiva ou maior ou igual a 40% de progressiva + nao progressiva. Ela é dividida em 4 grupo (A, B, C e D), o A corresponde ao grupo dos progressivoslinear rapidos, e são os melhores para a fecundação devendo estar presente em 25% da proporção total, o B são os progressivos linear lentos ou nao lineares e deve ser maior ou igual a 32%, o C são os não progressivos tem menor chance de fertilizar um ovulo, mas ainda tem chance e a somatoria do grupo A,B e C deve ser maior ou igual a 40%, ja o grupo D são os imoveis, e estes são incapazes de fertilizar um ovulo.
  • Vitalidade: é a proporção dos espermatozoides que permanecem vivos, sendo em media 58%.
  • Morfologia:espermatozoides com cabeça oval e parte intermediaria e calda perfeita são os que tem mais chances de fertilização.

Para que o espermatozóide fertilize um óvulo, ele precisa de uma série de propriedades: formato adequado (oval), movimentos direcionados, reconhecer e aderir ao óvulo e, posteriormente, penetrar no seu interior para fertilizá-lo. É fácil entender que o potencial de fertilização depende da integração de todas estas propriedades, que contribuem para sua competência.  fonte: http://www.fertilidadedohomem.com.br/exames-iniciais.html


sites interessantes sobre o assunto:
http://www.fertilidadedohomem.com.br/exames-iniciais.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABe4IAA/espermograma-analise-semem

Nenhum comentário:

Postar um comentário