Durante o ciclo esse muco muda de cor e consistencia, auxiliando na indicação do seu periodo folicular, fertil e luteo, de acordo com a variação hormonal.
Logo após a menstruação é bem provavel que você se sinta seca, ou seja, há ausência desse muco, isto acontece por alguns dias, conforme o tempo vai passando é possível perceber um muco mais grudento de cor opaca, essa ainda é a secreção de infertilidade, pois é muito dificil movimentação dos espermatozoides por ela (A).
Quanto mais vai se aproximando a ovulação, esse muco começa a se tornar mais transparente e elastico, muito semelhante ha uma clara de ovo (C). Essa secreção aparece em maior quantidade, e essa elasticidade ajuda muito na sobrevivencia dos espermatozoides assim como no deslizamento deles até as trompas, ou seja, no dia em que for notado esse tipo de muco, é o periodo em que você esta ovulando podendo ter sido no mesmo dia ou no dia anterior (o ovulo só consegue ser fecundado dentro de 24horas - em alguns casos pode chegar a 72 horas).
O muco mais aquoso ou leitoso (B) indica a proximidade do período fertil ou que o período fertil acabou de terminar. Com esse muco também é possivel engravidar, mas não indica o apice da fertilidade (que seria o muco clara de ovo)
Em resumo o ciclo do muco cervical é:
1º - Fase Infértil (antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco agüado, nessa ordem.
2º - Fase Fértil (PF): muco elástico, tipo clara de ovo
3º - Fase Infértil(depois do PF, antes da menstruação): muco agüado, muco pastoso, leitoso, ausência de muco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário