segunda-feira, 13 de maio de 2013

Exame de cardiotocografia

Quando a medica me passou esse exame, nem tinha noção do que era, pois ele não é solicitado por todos os medicos, então, nunca tinha ouvido falar...




Cardiotocografia é um exame não invasivo que consiste na avaliação do bem estar fetal, registrando os batimentos cardiacos do bebe durante seus movimentos e as contrações uterinas.
Ele consiste na ligação de eletrodos na barriga da mamãe de maneira a medir a frequencia cardiaca do bebe, seus movimentos e as contrações uterinas, gerando graficos, como eletrocardiograma, e dura cerca de 20-30 minutos.
O correto para um bebe é que o coração acelere enquanto se movimenta. Quando ha pouca oscilação cardiaca durante os movimentos, significa que o bebe pode estar com problema de oxigenção cerebral que ocorre por algum problema na placenta, por alguma posição ruim do bebe ou ainda pelo cordão estar enrolado no pescoço do bebe.
 Os sinais de aceleração e desaceleração são:
- Aceleração correta: durante a movimentação do bebe ou atividade uterina é comum ter um aumento transitorio de no minimo 15bpm, isso significa bem estar fetal. Diz-se que o feto é reativo quando há pelo menos 1pico de amplitude de 15bpm com duração de no minimo 15segundos em um traçado de 20 minutos.
- Alta frequencia cardiaca por mais de 10 minutos: é caracterizada como taquicardia e é um dos primeiros sinais de sofrimento fetal, em especial se associada à perda de oscilação ou presença de desaceleração.
- Baixa frequencia cardiaca por mais de 10 minutos: é caracterizada com bradicardia.
- Perda de oscilação: oscilação inferior a 10bpm é considerada sofrimento fetal agudo.
- Desaceleração precoce: também indicado como dip 1 ou dip cefalico, não é considerada sofrimento fetal e ocorre quando a contração uterina comprime a cabeça do bebe no canal de parto.
- Desaceleração tardia: também indicado como dip2 ou dip placentario, é indicativo de sofrimento fetal agudo, resulta na economia de consumo de oxigenio pelo miocardio.
- Desaceleração variavel: também indicado como dip3 ou dip umbilical, é decorrente da compressao do cordao umbilical.

Alguns medicos pedem esse exame durante o pré natal, no final da gestação, para complementar o exame de ultrassom. Há dois tipos de exame cardiotoco: o anteparto que é realizado antes do inicio de trabalho de parto e o intraparto que é realizado durante o trabalho de parto para verificar como o bebe reage durante as contrações. Há também diferenciação quanto a necessidade de estimulo, senão é necessario estimulos externos, como o som de uma buzina, é chamada de basal, quando ha necessidade, devido a pouca movimentação do bebe, é chamado de estimulado.

Fiz esse exame umas 4 vezes depois das 37 semanas. Na primeira vez que fiz, meu bebe não se mexeu muito durante o exame, estava dormindo, e teve que ser estimulado, foi colocado uma buzina que o fez dar um salto na barriga, tadinho, nesse exame, deu tudo normal. Nos 3 ultimos exames, ele ja se mexia mais, e não precisou de estimulos, mas em compensação apresentou dip 3 que no parto se confirmou, o cordão umbilical estava enrolado em seu pescoço, mas graças a Deus estava meio solto :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário